Últimas notícias:

‘Recuperamos a democracia e a esperança’, diz Lucho Arce ao vencer eleições na Bolívia

Candidato do MAS (Movimento ao Socialismo), apoiado por Evo Morales, teve ampla vantagem sobre o direitista Carlos Mesa e o candidato da extrema direita Fernando Camacho. 

Por RBA - com informações do Diálogos do Sul
19/10/2020

“Recuperamos a democracia e a esperança”. Essas foram as primeiras palavras do candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce Catacora, após a divulgação da contagem rápida com 95% do padrão eleitoral, realizado pela empresa Unitel. De acordo com os dados,  o candidato, apoiado pelo ex-presidente Evo Morales, venceu as eleições realizadas neste domingo (18) na Bolívia já no primeiro turno. Os dados não são oficiais, mas uma pesquisa de boca de urna. 

Com vitória, Arce traz de volta a esquerda ao poder na Bolívia. Foto: reprodução/Twitter/via Fotos Públicas

De acordo com o levantamento, Lucho Arce – como é popularmente conhecido - obteve 52,4%; Carlos Mesa, 31,5% e Fernando Camacho, 14,1%. Desde a Casa do MAS em La Paz, ao lado de apoiadores, Arce saudou os bolivianos e destacou a jornada pacífica realizada na Bolívia. “Vamos governar para todos os bolivianos, vamos construir um governo de unidade nacional”, ressaltou, antes de destacar seu compromisso com a retomada do desenvolvimento econômico do país. 

Jeanine Añez, que se autoproclamou presidenta do país após o golpe de Estado contra Evo Morales, também reconheceu o resultado eleitoral e a tendência demonstrada pela pesquisa de boca de urna: “Ainda não temos o resultado oficial, mas pelos dados que contamos o sr. Arce e o sr. Choquehuanca ganharam as eleições. Felicito os ganhadores e lhes peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”. 

Arce celebra com seus partidários no comitê do partido, em La Paz. Foto: reprodução/Twitter/via Fotos Públicas

A demora na divulgação da pesquisa de boca de urna, que historicamente é difundida a partir do fechamento dos centros de votação, provocou indignação em todos os setores do país.

Mais cedo, em conferência de imprensa, o ex-presidente Evo Morales reafirmou a vitória do MAS e pediu que as entidades do país reconheçam o resultado da votação com a vitória de Arce para a presidência da Bolívia. 

Confira a íntegra do comunicado de Arce:

 

Nenhum comentário