Bolsonaro é eleito corrupto do ano em nível global
Relatório de organização internacional destaca a relação do presidente e sua família com a corrupção; ações são comparadas às de “uma gangue do crime organizado”.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi eleito a personalidade do ano de 2020 por seu papel na promoção da corrupção e do crime organizado. A escolha foi feita pela Organized Crime and Corruption Reporting Project, um consórcio internacional de centros de investigação, mídia e jornalistas fundado em 2006.
Personalidade corrupta do ano, Bolsonaro "venceu" Trump e Erdogan. Foto: Marcos Corrêa/PR/via Fotos Públicas |
O relatório diz também que Bolsonaro “venceu por pouco” dois outros líderes populistas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente turco, Recep Erdogan. O documento afirma ainda que “os finalistas também lucraram com a propaganda, minaram as instituições democráticas em seus países, politizaram seus sistemas de Justiça, rejeitaram acordos multilaterais, recompensaram círculos internos corruptos e tiraram seus países da lei e da ordem democráticas para a autocracia”.
Gangue
Drew Sullivan, editor da organização e juiz do painel, compara a família do presidente de extrema direita a uma gangue. “A família de Bolsonaro e seu círculo íntimo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa em andamento e têm sido regularmente acusados de roubar do povo”. E conclui: “Essa é a definição literal de uma gangue do crime organizado”.
Com informações da Revista Fórum.
Nenhum comentário