MPF pede absolvição de Lula na Operação Zelotes
Ex-presidente foi acusado de favorecer montadoras, mas o MPF concluiu que não há provas ou elementos para corroborar com a tese de solicitação de "vantagens indevidas”.
O MPF (Ministério Público Federal) pediu à 10ª Vara Federal Criminal da Justiça de Brasília a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho em processo da Operação Zelotes, sobre um suposto recebimento de propina para favorecer montadoras. O pedido também abrange outros acusados na ação.
Segundo o despacho assinado pelo procurador Frederico Paiva, “as provas produzidas ao longo da instrução não trouxeram luz quanto às circunstâncias em que teria ocorrido o repasse dos R$ 6 milhões aos réus”. O MPF concluiu que “faltam elementos aptos a corroborar” Lula e Carvalho “tenham solicitado as vantagens indevidas”.
Foto: Ricardo Stuckert |
Segundo o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, o pedido de absolvição reforça a inocência do ex-presidente. “O pedido de absolvição apresentado pelo MPF após quatro anos de tramitação desse processo reforça que o ex-presidente Lula não praticou qualquer crime, tal como sempre dissemos”.
*Com informações da Carta Capital e O Globo.
Nenhum comentário