Professor de esquerda vence herdeira do fujimorismo nas eleições presidenciais do Peru
Em disputa acirrada, Pedro Castillo derrota Keiko Fujimori com votos majoritários no interior.
Durante a campanha, Pedro Castillo ostentou um lápis gigante como símbolo da Educação. Foto: twitter/@PedroCastilloTe |
O professor e sindicalista Pedro Castillo (Peru Livre) é o novo presidente do Peru. No último domingo (6), o país realizou o segundo turno das eleições presidenciais e a apuração se estende até esta quarta-feira (9), quando 99% das urnas foram contabilizadas. O resultado aponta que Castillo venceu a representante da extrema direita, Keiko Fujimori (Força Popular), por 50,21% a 49,78%, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol).
O candidato de esquerda teve 8.786.053 votos e a herdeira do ditador Alberto Fujimori, 8.712.214. A maioria dos votos em Castillo vieram do interior, onde ele atua como professor de escola rural. Já Keiko venceu nas regiões centrais. A posse do novo presidente será em 28 de julho.
Segundo a correspondente do Brasil de Fato na capital peruana, Daniela Lima, há um clima de festa e celebração em relação à vitória da classe trabalhadora nas eleições. Mas ela ressalta que a candidata da Força Popular já disse que não aceitará a derrota. Ela alega fraude eleitoral, sem apresentar qualquer prova.
De acordo com Daniela, não existe argumentos para uma possível inconsistência na contagem dos votos. “Não há nada nem ninguém dando crédito. É a última carta que ela tem para jogar ao se ver em desvantagem”, disse ao repórter Daniel Giovanaz. Além disso, a eleição foi acompanhada por observadores internacionais, que avalizaram o processo eleitoral peruano.
Esta é a terceira derrota de Keiko em eleições presidenciais. Em 2016, ela também perdeu por estreita margem e não aceitou o resultado.
Primeiro
turno
Numa eleição com vários candidatos, o primeiro turno foi realizado em 11 de abril. Pedro Castillo terminou na frente com 18,92% dos votos, seguido por Keiko Fujimori, com 13,40%. Os candidatos mais próximos dos líderes foram Rafael López Aliaga (Renovação Popular), com 11,75%, e Hernando de Soto (Avança País), com 11,62%.
Assista ao vídeo do partido Peru Livre sobre a vitória de Castillo:
PERÚ LIBRE: ¡Hasta más allá de la Victoria! pic.twitter.com/opFioCe9gO
— Perú Libre (@PERU_LIBRE1) June 9, 2021
Com informações do Brasil de Fato, G1 e ONPE.
Edição: Anderson Augusto de Zottis
Nenhum comentário