Lula é recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente da França
Após receber prêmio da revista Politique Internationale, ex-presidente brasileiro se encontrou com Emannuel Macron no Palácio do Eliseu, em Paris.
Lula e Macron estreitam laços no momento em que ambos lideram as pesquisas presidenciais de seus respectivos países. Foto: Ricardo Stuckert |
Com protocolo de chefe de Estado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido, na manhã desta quarta-feira (17), pelo presidente da França, Emannuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris. O petista estava acompanhado dos ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante.
Lula discutiu com Macron temas como urgência climática e combate à fome e à pobreza. “Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina”, afirmou o petista em postagem no Twitter. Lula destacou que os líderes mundiais “precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global”.
Petista e Macron discutiram como temas urgência climática e combate à fome e à pobreza. Foto: Ricardo Stuckert |
Líderes nas pesquisas presidenciais de seus respectivos países, Macron e Lula travam uma batalha contra extremistas de direita. França e Brasil terão eleições presidenciais em 2022. “Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos”, disse o ex-mandatário brasileiro.
Ex-presidente Lula é recebido pelo presidente da França, @EmmanuelMacron, no Palácio do Elysée. #equipeLula
— Lula (@LulaOficial) November 17, 2021
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/0moaHxV33f
Entre os vários contatos que manteve até agora em sua viagem à Europa, o ex-presidente Lula reuniu-se em Berlim com Olaf Scholz, provável futuro chanceler alemão, e almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Ele ainda discursou no Parlamento Europeu, na Bélgica, onde foi aplaudido de pé, e fez palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). Antes do encontro com Macron, Lula recebeu o prêmio Coragem Política, concedido pela revista Politique Internationale.
Edição: Anderson Augusto de Zottis
Com informações do Brasil de Fato e RBA.
Nenhum comentário